domingo, 5 de março de 2017

REUNIÃO COM O PEDREIRO - MIL DÚVIDAS

Olá vizinhos, como andam as obras por ai, hoje dei uma passadinha na "casa" dos vizinhos para me atualizar ,e sentei um pouquinho pra contar mais sobre a reunião que tive ontem com nosso pedreiro.

Bom, eu precisava tirar algumas dúvidas com ele, definir uma data pra início da obra (meu Deus, que frio na barriga). Mas ainda não tenho certeza, se ela começa mesmo em junho ou não.

São várias coisas envolvidas, dentre elas ... esperar ou não a venda do meu apartamento sair, ou tentar financiar pela CEF...

Ó duvida cruel, me ajudem com a opnião de voces!

Na verdade o mercado imobiliario esta parado, mas até que nas ultimas semanas, tem pelo menos ligado gente interessada, coisa que não acontecia faz tempo! Então vamos ter fé! \o/

Em contrapartida, falei com um correspondente CEF, pra levantar a possibilidade e simulação de um financiamento, de qualquer forma, provavelmente ainda vou gastar mais que a grana que eu conseguir no apartamento (socorro), mas a ideia é que quando  o dinheiro acabar, vamos conseguir terminar os detalhes com recurso próprio, tomara!

Bom ... não sei o que fazer, se pego de cara o financiamento ou , espero, espero, espero ..... a venda ...
Outra coisa é que eu voltei com uma lição de casa, de orçar a tal BOBCAT, nem sei se escreve assim, e a retroescavadeira para dar inicio a fundação e limpeza do terreno. A parte de ferro, concreto etc, etc ... o pedreiro vai me passar , pra eu ver qual será o SUSTO deste dinheiro enterrado! Ah o poste de luz e casinha da água também, preciso cotar.

É claro que meu pedreiro tem contato e jeito pra tudo, mas eu vou pesquisar em vários fornecedores, não tem jeito, se eu quiser economizar, tenho que duvidar de tudo e todos !

É isso galera, deixem seus comentários por favor, eles são valiosos!

Ahhh, no próximo post com mais tempo, vou contar pra voces, sobre os projetos de interiores, moveis etc...com fotos! prometo ...

Agora vai uma foto que eu tirei em frente ao terreno ontem, eu sou uma BABONA, mas até a tempestade chegando eu acho lindo lá! kkkkk


9 comentários:

  1. Oi Amanda
    Vou falar da minha experiencia.
    Começamos a construir em Maio de 2015 ( graças a Deus agora em Abril vamos terminar) acredito, por que nao aguento mais gastar hahaha
    Te digo uma coisa, se vc for ansiosa, impaciente, faça um financiamento.
    La em 2015, nos nao fizemos, por que tinhamos uma reserva e achavamos que com 1000 reais faziamos o metro quadrado da casa 197m ( tamanho) x 1000 = 197000 ( achei que fazia com este valor) hahahahaha so que não... pode ser que faça, mas uma casa muito mais simples, sem laje, sem janelas de pvc, sem ter 3 banheiro etc e etc
    Mas vai de vc analisar a tua pressa, a necessidade dessa casa nova, e pensar que não é so a casa, é os moveis ( que certamente vc vai querer coisas novas), são muitos outros gastos... o lado externo da casa também, estamos fazendo aos poucos, mas as calçadas, muro, portão, é caro também e requer uma boa grana $$$
    Mas compensa viu, é muito legal ver nossa casinha pronta
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom ver você aqui! Fico muito feliz com a ajuda, eu criei o blog realmente pra isso, trocar ... nem sei mexer direito e nao penso em propagandas nem nada disso, na verdade só de não errar com a experiencia de voces, e assim economizar, pra mim já está de bom tamanho. Quanto a construção , meu Deus, fico em panico de ver todo mundo falando em gastar, gastar e gastar. Nós temos uma estimativa de 1400,00 o m2, e nao queria mesmo passar disso ..mas nem sei o que me espera. Tenho umas vantagens, meu terreno é plano, a planta foi desenhada parede sobre parede, encanamentos lado a lado, e por ai vai, isso foi uma das nossas exigencias com a arquiteta, alem da construção com bloco estrutural que no final das contas, dizem ser mai economico. Quanto aos móveis quero sim tudo novo, mesmo pq do meu apto de 48m, nao vou levar nada kkk não tem como né? é sob medida! Bom acho que por enquanto vou segurar a ansiedade, e aguardar mais um tiquinho a venda ... Pelo menos até junho, eu nao posso me mudar, por conta da escola das crianças, e um curso que meu marido está fazendo ...então ... vou esperar... mas conto tudo pra voces! Super beijo !!!!

      Excluir
  2. Oi Amanda!
    seja bem vinda nesse fantástico mundo da construção, kkkkkkkk!
    Quando fui começar a minha segunda casinha(q essa de agora) passei pela mesma dúvida que voce! Estava com a minha casa a venda, esperando para construir essa casa... pensei mil vezes em iniciar um financiamento para poder começar logo... etc... aí pesquisei e vi que o que a caixa me permitia financiar não seria suficiente... acabei optando por aguardar vender a casa... nossa.... foram uns 5 loooooongos meses até vender... e depois mais 60 looooooongos dias até a caixa me pagar (ja que o comprador financiou)... eu sou super ansiosa, achei que não ia aguentar, que ia ter um treco! Não via a hora de começar... agora estou tendo um treco porque não vejo a hora de acabar, é muita ansiedade em uma pessoa só!
    O gasto é grande... a grande maioria das vezes da para economizar, as vezes não dá... o certo é sentar e ter uma conversa honesta com a gente mesmo, ver o que é importante, o que nos deixará mais tranquilo pra seguir essa jornada de construção (que naturalmente já nao é facil)....
    No final vale muito a pena... mesmo nao tendo terminado essa ainda, sei pela experiencia anterior... ter algo que voce projetou é muito bom!!!

    voce me perguntou sobre o projeto estrutural, bom... eu me senti mais segura em fazer... não sei no final das contas se economizei em material viu.... mas uma coisa é certa, a casa foi feita sob cálculos matemáticos, kkkkkkkkkk. Pedreiro tem uma experiencia otima... a grande maioria tem... mas fazem muita coisa no achometro e depois da minha primeira casa, passei a nao me sentir segura e nem confortavel com o achometro do pedreiro. Mas acho que isso vai de cada um mesmo... a arquiteta da primeira casa disse q nao precisava de engenheiro, mas quando apareceu os problemas ela tentou tirar o dela da reta... essa arquiteta de agora ja sugeriu desde o inicio o engenheiro... achei melhor fazer, ficou 1000 e uns quebradinhos... no final da obra, de verdade, esse dinheiro faz pouca diferença (na minha opniao).

    Beijos querida!
    http://asegundacasinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Na ... li seu blog todo, sobre os "erros" da primeira construção e a CORAGEM, de tentar de novo! Pelo menos ... voce me deixa mais animada, é dificil, massss acho que vale a pena né ?
    Quanto a esperar pra vender....meu Deus, é uma ansiedade louca né ? E a gente tá desanimado já, o aperto é cada vez maior rsr, e toda vez que vamos fazer algo no condominio, nós voltamos pra casa em "depressao" todo mundo quer ficar lá kkkkk
    Enfim, ansiedade pra mudar ... por mim, teria mudado no dia que comprei há um ano atras kkkk , mas o meu prazo mesmo de mudança de cidade é dezembro deste ano, com a casa em construção ou nao, eu preciso mudar para a cidade, pra dar andamento em outros projetos ... trabalho etc ... Mas nao estou necessariamente desesperada pra mudar , o desespero e´que a gente quer ver ACONTECER! kkkkk
    Sobre o engenheiro, cotei alguns e o preço realmente é "baixo" comparado ao que vem pela frente, e é uma segurança né , confio sim no meu pedreiro, mas agora tudo são flores né ? Entao .. acho que vou fazer tudo direitinho , porque é muito dinheiro envolvido, pra depois dar algo errado.
    Obrigada por visitar minha casinha, fico MUIITOOO feliz com os comentarios, e aprendo muito, voces não sabem o quanto!

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, sobre financiar ou não você vai ter que pensar muito, além do juros que você vai poder amortizar muito depois com o valor do seu apto, considere também que haverá um gasto de uns 10 mil com coisas referentes a Caixa. Eu e minha esposa temos que financiar porque todo dinheirinho foi para o terreno. Mas nosso plano é pagar por mês de financiamento apenas o que gastamos hoje com aluguel/condomínio do apartamento que alugamos e o melhor de tudo é que pela Caixa, durante a obra não pagamos o financiamento, apenas o valor referente ao juros do valor que já recebemos da obra.

    A parte boa de financiar pela Caixa é que eles exigem o orçamento bem detalhado com os valores atuais e os prazos correspondente a cada etapa, procurando pessoas competentes para preencher esse orçamento temos uma ajuda sem tamanho para a gente que não entende muito desse ramo. Ele vai indicar o custo para a gente se basear e o tempo realista de se construir cada etapa. Duro são os riscos de cair nas ciladas dos pedreiros ruins, prestadores de serviços irresponsáveis...

    Infelizmente o pessoal com quem temos falado por aqui sempre tem mostrado para a gente um valor de 2000 mil reais o m2 para construir algo de médio padrão. Estamos com bastante medo desse valor. Por causa dessa perspectiva vamos tentar nos manter no mais simples possível e construir algo pequeno, 160/170m2 de preferência térreo.

    Bom, vá atualizando as novidades que elas são de grande valor para a a gente que está aqui no planejamento!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo, que bom te ver por aqui de novo! Então ... foi isso que pensei em relação ao financiamento, eu posso amortizar depois com a venda do apto, o que compensa muito ... Fiz isso com este apto, e pagamos rapidinho ... (8 anos).Bom, não é uma possibilidade remota, é que ... pago financiamento há tanto tempo, antes deste , eu tinha outro kkk e por ai vai.... Que gostaria de entrar na casa, e saber que não tenho nada pra pagar, exceto nosso custo de vida mensal, obvio!
    Mas ... vamos ver, eu estou muito ansiosa, mas é preciso fazer as coisas com cautela, pra não me descabelar depois, e o que devia ser um sonho, vira um pesadelo.

    Já quanto ao cronograma das etapas da caixa ... fique de olho aberto, eu li zilhões de blogs, e quando eu digo isso ... é verdade, uma das minhas maiores paixões é ler ... e eu leio mesmooooo kkkk Mas na sua grande maioria vi as pessoas falarem que as etapas, ficaram confusas, como ex: contrapiso antes da laje, eletrica e hidraulica no final de tudo, quebra quebra desnecessário e por ai vai.
    Em vista disso, conversando com meu pedreiro, ele disse que já fez 2 casa no meu condominio, que foi financiado pela caixa, e mesmo antes de eu dizer qualquer coisa, ele falou ...
    " Se voce for fazer, vamos analisar juntos porque a caixa, coloca umas coisas tudo fora de ordem e aumenta os gastos, atrasa etapas, é uma confusão, fica esperta"
    Enfim ... como já li nos outros blogs, fique atento com isso !!!

    Agora, quanto ao seu m2 de casa térrea pra medio padrão !!!!! SENHOR, devagar com a louça .... To chocada, cuidado ai com os prestadores hein ? Falei com o proprietario da casa de frente a minha, que contratou o meu pedreiro, conhecemos a casa, que foi tudo de primeira linha ... e ele ficou em 1320,00 o m2
    Meu pedreiro chutou alto, bemmm alto pra minha casa uns 1470,00.

    Então veja direito, que a diferença é grande .... (Espero que o errado desta historia seja você kkkkk) pelo nosso bem!

    Até mais, obrigada pela visita!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda, adorei o projeto da sua casa, é lindooooo. Muito bem organizado csda cômodo, parabéns. Amanda eu já trabalho com obra há 5 anos e agora fazendo minha casa. Quanto a sua pergunta do financiamento, vou ser bem franca com você ... eu não gosto de parcelar nada e nem penso em financiamento. Não consigo ficar em paz, pode ser que mais lá na frente eu mude de ideia, mas por enquanto penso que é melhor fazer conforme suas condições, no entanto pode ser mais demorado. Quanto ao valor do metro2, se você pesquisar bastante e não sonhar com os acabamentos mais modernos e csros que existentes, pense que 1.500, 00 reais pode ser suficiente. No entsntomprecisa ter um planejamento de gasto para cada item da sua obra. Quando eu iniciei a minha casa já tinha feito cotação de todos os materiais que queria e sabia quanto iria gastar. Hoje eu gasto exatamente aquilo que previ no custo inicial, procuro não sair fora senão eu sei que faltará dinheiro para terminar a obra. No meu blog tem um plst sobre planilha de cudto, da umz olhadinha e se precisar pode me procurar. Estou a disposição. Ahhh, fiquei curiosa para saber de onde você é? ! Bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi .... realmente, voce pensa como eu ... nao tive tempo de passar aqui antes para te responder, mas quando li seus conselhos, me senti mais segura.
      Só de imaginar parcelas me dá calafrios, e a verdade é que naquela semana que voce colocou a mensagem no blog, eu vendi o apartamento!
      Começamos a obra no dia 02/05, confesso que estou achando um pouco lento, e ficando preocupada, ja que tenho prazo para entregar meu apto.
      Quanto ao m2 ... gostaria muito de ficar em R$ 1200,00 mas acho que isso seria um milagre, mas assim como voce, estou tentando nao sair do orçamento de jeito nenhum! Faço mil cotações por dia até conseguir o valor que esta estimado na minha planilha, por enquanto tem dado certo!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Oi .... realmente, voce pensa como eu ... nao tive tempo de passar aqui antes para te responder, mas quando li seus conselhos, me senti mais segura.
      Só de imaginar parcelas me dá calafrios, e a verdade é que naquela semana que voce colocou a mensagem no blog, eu vendi o apartamento!
      Começamos a obra no dia 02/05, confesso que estou achando um pouco lento, e ficando preocupada, ja que tenho prazo para entregar meu apto.
      Quanto ao m2 ... gostaria muito de ficar em R$ 1200,00 mas acho que isso seria um milagre, mas assim como voce, estou tentando nao sair do orçamento de jeito nenhum! Faço mil cotações por dia até conseguir o valor que esta estimado na minha planilha, por enquanto tem dado certo!

      Obrigada pela visita!

      Excluir